Especialista ensina como ser pago para não fazer nada no trabalho


Especialista ensina como ser pago para não fazer nada no trabalho, estudo lista maneiras de enrolar no escritório sem ser percebido e até conseguir uma promoção.Quem nunca teve aquele colega de trabalho extremamente simpático, conhecido de todo mundo e que toda vez que você ia ao banheiro ele estava lá, fazendo suas necessidades, ajeitando o visual ou batendo um papo? Eu já tive vários, lembro de um amigo que dedicava grande parte de seu dia falando sobre assuntos pessoais. Só não gastava muito tempo com o trabalho.Eu estimo que ele usava apenas duas horas por dia no que poderia ser descrito como trabalho produtivo.



Vamos as 10 táticas para ganhar sem fazer muito esforço:

Eric Abrahamson, professor da Columbia Business School, é especializado em liderança e resolução de problemas organizacionais. Ele chama pessoas como meu amigo descrito acima de "Michelangelos de evasão de trabalho". Abrahamson estuda modismos de produtividade e gestão, e observa atentamente os caminhos de alguns funcionários que conseguem ser pagos para não fazer nada. 
O especialista não defende a prática, mas diz que a entende, pois pode ajudar os gestores a compreender as desigualdades do escritório e fazer suas equipes ficarem mais produtivas.

Os "Michelangelos de evasão de trabalho" sabem como ficar ociosos sem sofrer nenhuma consequência ou, em alguns casos, até mesmo conseguindo uma promoção. Este meu amigo ficou na mesma vaga por mais de uma década antes de finalmente ser demitido e, quando viu o motivo da rescisão, percebeu pouco tinha a ver com a sua falta de produtividade.

Uma de suas habilidades era passar pouco tempo em sua mesa ou em qualquer lugar perto de onde supostamente trabalhava, de modo que seus chefes nem sequer pensavam nele. “Longe da vista, longe do coração. Se as pessoas não pensam em você, não podem passar trabalho", diz Abrahamson.

Outras maneiras de conseguir isso são chegar em momentos diferentes e imprevisíveis do dia, trabalhar em casa e montar sua agenda de forma que você precise sempre estar em outros locais.

Há ainda a tática de não esvaziar seu correio de voz. Dessa forma, quando as pessoas ligarem, vão ter a impressão de que você está trabalhando tão duro que nem sequer tem tempo para apagar as mensagens. Outro ponto positivo é tornar impossível para chefes ou colegas deixarem instruções verbais sobre trabalho.

Se o seu supervisor não consegue encontrá-lo e tentar lhe dar algum trabalho, você pode estrategicamente fingir que não entendeu. Nesse caso, geralmente, a maioria dos chefes chega à conclusão que é mais fácil fazer o trabalho ela mesma.

Se você executa uma função especializada dentro do seu escritório, pode mentir sobre o tempo que demora para dar conta dela. No caso de meu amigo, ele criava sistemas que ninguém sabia quanto tempo demandavam e levantava dados no ritmo que melhor lhe convinha. Como ninguém entendia de suas tarefas, não havia como questioná-lo.

Outra possibilidade é deixar claro para o seu chefe, da forma mais agradável possível, que você não vai dar conta da tarefa que lhe foi pedida. "A maioria dos superiores inteligentes, então, dão o trabalho para outra pessoa.”

Parecer sobrecarregado pode ser uma maneira infalível de evitar novas atribuições. Se alguém lhe pergunta como você está, basta responder: "Nem sequer tenho tempo para ir ao banheiro". Outro boa resposta: "Estou tão ocupado que acho que estou ficando doente ".

Você também pode formar uma parceria com um colega para ambos mentirem sobre excesso de trabalho. "Se o chefe sugere a um amigo meu que gostaria que eu fizesse um projeto, a resposta dele pode ser: Susan não pode assumir mais nada, pois passou todo fim de semana no escritório , nos últimos dois meses’.”

Levar o crédito pelo trabalho dos outros também é uma boa tática. A ideia é assumir os louros de um projeto que você simplesmente supervisionou ou começou.

Finalmente, há a ajuda tecnológica. Você pode programar o seu e-mail para enviar mensagens altas horas da madrugada, enquanto está dormindo, para dar a aparência de que está trabalhando às duas da manhã. Ou pode programar a tela do computador para exibir uma planilha do Excel com o pressionar de uma tecla, se perceber o chefe se aproximar. 

E você, tem alguma técnica para compartilhar?