Homem do Saco - Veja onde surgiu essa história

Quando uma criança malcriada e desobediente está brincando no meio da rua, contra a vontade dos pais, pode ter certeza que ela será mais uma vítima do Homem do Saco. Esse homem, ou velho para alguns, anda pelas ruas com um saco enorme onde coloca as crianças que fazem bagunça. Adultos dizem que o velho do saco aparece para colocar a criança no saco das suas costas e levar embora. Uns dizem que é para fazer sabão, outros dizem que é para fazer botão, Não se sabe o certo o que acontece com as crianças levadas pelo homem do saco, mas ninguém nunca mais volta a ver aquela criança encrenqueira.



Não se sabe ao certo em que época a Lenda do Homem do Saco começou a se espalhar no Brasil, mas há indícios de que foi no século 19, com a chegada dos povos ciganos sintos e rom. Os ciganos andavam pelas cidades com suas mercadorias e, por onde passavam, despertavam o medo das comunidades locais, por não conhecer aquele povo. Nessa época, os ciganos eram tachados de ladrões, sequestradores e vadios. Enfim, do preconceito contra os ciganos surgiu a lenda urbana do Homem do Saco.


Essa é a Lenda Urbana do Homem do Saco, que um dia você já deve ter ouvido. Ela é comumente usada para assustar as crianças que estão fazendo bagunça ou malcriações. Os pais contam essa história para o filho querendo que o comportamento das crianças melhore e elas sejam mais obedientes.