Estudante descobre falha no site do BBB e posta resultados no Twitter

Você sabe porquê o BBB mudou seu sistema de votação bem no meio da competição? Se não está sabendo, leia isso: o Big Brother Brasil mudou o sistema de apuração de votos bem no meio da competição após um estudante descobrir falha e postar os resultados EXATOS no Twitter.

Desde o início de fevereiro um jovem (que chamaremos de "EU") que não sou eu e que prefere permanecer anônimo tem publicado de forma antecipada os resultados das eliminações semanais no Twitter. "Eu" afirma que não invadiu o sistema de apuração do Big Brother Brasil e nem usou de manobras ilegais (hack), "eu" diz que apenas conseguiu uma janela para visualizar o percentual dos votos.

 Zombado e questionado por amigos, "Eu" resolveu postar de forma antecipada no Twitter, e acertou todos os resultados, até os decimais."Eu" também postou o link de acesso privado que continha uma série de resultados de votações.

Estudante descobre falha no site do BBB acessa dados da apuração e posta no Twitter para provar o feito. Após estudante paulista descobrir brecha na apuração do BBB e antecipar resultados no Twitter. O “Big Brother Brasil” muda sistema de votação pela primeira vez em 16 edições.

"Qualquer pessoa que entenda um pouco de desenvolvimento de web consegue pegar esses resultados e poderia ter acessado a página. O que estou impressionado é que poucos viram isso", disse "EU" em entrevista à Folha de S. Paulo.


Para mostrar aos outros usuários do Twitter como obtinha os dados, o estudante - que não se identificou - publicou um link de acesso privado com códigos que apontavam os resultados.


Procurada pela Folha, a Globo afirmou que o estudante acessou conteúdo interno da emissora, mas que o link divulgado por ele não continha resultados de votações do "BBB".  Por e-mail :"A URL em questão não traz os resultados da votação do BBB e irá permanecer no ar, pois é parte integral do nosso sistema e usado em vários módulos do portal", completa a emissora.


Mesmo assim, há dois dias a Globo anunciou uma mudança no sistema de votação, que funcionava da mesma maneira desde 2002. Assim que o horário de verão for encerrado - e o programa começar a ser exibido no mesmo horário em todo país - a votação passará a ser regional. Os votos pela internet serão divididos pelas cinco regiões geográficas, onde haverá apuração individual por área que terá sistema de pontuação (1 ponto por região). A votação por telefone e SMS, somada, valerá também um ponto. O candidato com mais pontos no total será o eliminado. Em caso de empate, os votos por telefone e SMS passam a ter o dobro do peso.