Repórter denuncia Biel por assédio sexual

Repórter denuncia Biel por assédio sexual após ele a chamar de "gostosa" e dizer que "a quebraria no meio". Durante entrevista, Biel chamou a repórter de "gostosinha" e disse que "a quebraria no meio" se tivesse chance.

O cantor Biel, de 20 anos, foi denunciado pela repórter que pediu para não ser identificada. Segundo a delegada titular Giovanna Valenti, há fortes evidências de que a jovem de 21 anos tenha sido vítima do crime.

A investida de Biel ocorreu em maio deste ano, durante entrevista para divulgação do novo CD do artista, na capital paulista. O contato da repórter com o cantor se deu em dois momentos e foi testemunhado por outras pessoas que acompanhavam a conversa. O diálogo também foi gravado em áudio e vídeo, material entregue à polícia como prova no processo de investigação.

A gravação em áudio registra Biel respondendo a diversas perguntas sobre o novo trabalho e sua vida pessoal. Acompanhando a entrevista de outro repórter, a jornalista do iG menciona ter quase a mesma idade do artista, que retruca: "Idade não significa nada. Se te pego, te quebro no meio".

Já no registro em vídeo, o cantor deveria comentar as frases mais comuns relacionadas a seu nome e que aparecem com mais frequência no Google.

Na ocasião, a sentença mais buscada era a pergunta “Biel é bi?”. "Por quê? Você quer que eu te mostre com atos e ações?", rebate o cantor na filmagem, deixando a repórter visivelmente constrangida. Após elaborar melhor a resposta, ele conclui: "Eu sou heterossexual. Eu gosto é de boceta".

Risos são ouvidos ao fundo, enquanto uma pessoa que acompanha a filmagem justifica a atitude. "Ele está com sono." Outro diz: "Relaxa, ele é assim mesmo".

Em outro momento do vídeo, o próprio artista entrega seu celular à repórter e solicita que ela atenda a uma ligação durante a entrevista. Após dizer a um amigo de Biel que "ele está concedendo uma entrevista e ligaria depois", a repórter devolve o aparelho ao artista e é chamada por ele de "cuzona".

Em seguida, Biel volta a pegar o aparelho e inicia uma conversa em vídeo com o tal amigo, na qual define a repórter. "Mano, que ramelona essa mina, mas dá um desconto porque ela é gostosinha", diz o cantor, na frente de todos os demais ouvintes. Na sequência, ao ser questionado pela repórter se dava selinho em fãs, ele responde: "Sim, você quer que eu te dê um (selinho)?". A jovem responde que "não".

Uma das pessoas que acompanharam a cena afirma, sob condição de anonimato, que a repórter se mostrou bastante desconfortável durante toda a conversa. "Ela ficou visivelmente incomodada, mas deu uma risadinha e eu também, para quebrar esse climão. Depois, na hora que fui embora, percebi que ela estava chocada, visivelmente nervosa. O que ele disse me incomodou – e sou homem. Como não incomodaria ela, que é mulher?", questiona.

“Estou lutando para poder fazer o meu trabalho e esse tipo de coisa não acontecer mais, pelo direito de ser respeitada”. A repórter explica que a denúncia contra Biel é pelo direito de ser respeitada, uma luta "para poder fazer o meu trabalho e esse tipo de coisa não acontecer mais".

Biel compareceu à delegacia há poucos dias e já foi ouvido. O próximo passo da investigação é ouvir as testemunhas. Em seguida, o Ministério Público deve formalizar a denúncia à Justiça. De acordo com a delegada Giovanna Valenti, um caso como o sofrido pela repórter leva cerca de um ano para ser concluído.

O presidente da Warner Music Brasil se manifestou: Ao tomar conhecimento da denúncia, Sergio Affonso, entrou em contato com o iG espontaneamente. O representante do cantor classificou o acontecimento como "lamentável" e "fora do contexto atual de lutas pelos direitos das mulheres". Ele também se colocou à disposição da repórter para "qualquer coisa".

Camila Pitanga engrossou o coro: Embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga também engrossa o coro em favor dos direitos das mulheres brasileiras, da igualdade de gênero e do empoderamento às mulheres durante todos os dias do ano. “Você, homem, mulher, governo, sociedade, é capaz de dar este presente? Reconhecer que temos os mesmos direitos? Que este dia te estimule a repensar”, propõe a atriz em vídeo divulgado pela organização.

Quem é Biel?  Biel se encontra atualmente no auge da carreira. Somente seus videoclipes já contabilizam 243 milhões de visualizações na internet. A música "Química", do álbum "Juntos Vamos Além", faz parte da trilha sonora da nova novela da sete da TV Globo, "Haja Coração", e do filme "Uma Loucura de Mulher", estrelado por Mariana Ximenes.

Seguido por seis milhões de seguidores no Instagram e mais de quatro milhões no Facebook, o cantor possui diversos fã-clubes. "Sei que muita gente vai falar: 'Ela é sortuda, eu queria estar no lugar dela, ele fez um elogio para ela", diz a repórter vítima do assédio. "Mas estou preparada para esse tipo de opinião das pessoas. Não silenciarei diante do que me aconteceu."