Header Ads

Conheça os 8 benefícios do suco de melancia para a saúde

Quem quer cuidar mais da saúde e investir nos sucos naturais podem contar com a melancia para ajudar nessa tarefa. A fruta é rica em diversos nutrientes

Quem quer cuidar mais da saúde e investir nos sucos naturais podem contar com a melancia para ajudar nessa tarefa. A fruta é rica em diversos nutrientes e tem um sabor delicioso, que pode ser notado inclusive em seu suco. Sua composição é 91% de água e 8% de açúcar. E se você quer incluir alimentos mais saudáveis na sua dieta é hora de conhecer quais são os principais benefícios da melancia.

Separamos oito deles que são muito importantes e que com certeza vão te convencer a incluir a fruta em sua alimentação:


8 benefícios do suco de melancia para a saúde


1. É livre de gordura

Precisando reduzir a quantidade de gordura da sua alimentação? Conte com o suco de melancia para isso. A fruta é totalmente livre de gorduras.

2. É rico em licopeno

O licopeno é a substância responsável pela cor vermelha da parte de dentro da melancia. É um antioxidante poderoso e, portanto, protege o coração dos danos causados pelos radicais livres.

Acredite, já é cientificamente comprovado que quem ingere alimentos ricos em licopeno tem menos chances de desenvolver problemas cardíacos.

Além disso, a substância também protege a pele contra os raios ultravioleta, prevenindo o envelhecimento precoce.

Quer proteção extra para sua pele? Tome um copo de suco de melancia antes de se expor ao sol. De qualquer maneira, nada de dispensar o protetor solar, pense no suco dessa fruta como um complemento a proteção.

3. Tem poucas calorias

Cada 100g de melancia contém apenas 25 calorias. Isso é válido inclusive para seu suco. Como a fruta já é naturalmente doce você não vai precisar adoçar o suco de melancia e o melhor de tudo, vai conseguir diminuir e muito a sua vontade de comer doces.

Então, podemos dizer que esse suco é um grande aliado daqueles que querem reduzir medidas.

4. É rico em vitaminas

O suco de melancia conta com muita vitamina C, ótima para combater gripes e resfriados e aumentar a sua imunidade.

Além disso, a vitamina A, B1 e B6 também estão presentes na fruta. Um grande benefício da vitamina B6 é aumentar a capacidade do cérebro de lidar com a ansiedade e o pânico. Ou seja, ao optar pelo suco de melancia você está tomando uma bebida rica em vitaminas.

8 benefícios do suco de melancia para a saúde

5. Contém citrulina

A citrulina é um aminoácido que pode ser convertido em arginina, aminoácido essencial para melhorar o fluxo do sangue e fazer com que os vasos sanguíneos relaxem. Em outras palavras, o suco de melancia é ótimo para pessoas que estão estressadas, pois contribuem para que fiquem mais relaxadas. Quem pratica bastante atividade física pode contar com a citrulina presente na bebida para diminuir as dores musculares.

6. É diurético

A melancia tem efeito diurético e seu suco conta com o mesmo benefício. A bebida é ótima para evitar o inchaço e também prevenir o cálculo renal. Se você não tem o hábito de beber muito líquido ao longo do dia pode contar com o suco de melancia para finalmente mudar isso. O fato do suco ser diurético também contribui para a eliminação das toxinas resultantes da alimentação.

7. É um anti-inflamatório natural

Quem lida com inflamações constantes – principalmente aquelas resultantes de atividade física – pode ter no suco de melancia um grande aliado. Isso porque a fruta é rica em flavonoides e carotenoides que atuam contra as inflamações.

8. É ótima para a hidratação

Quem não tem o hábito de ingerir muito líquido ao longo do dia – ou simplesmente se esquece de fazer isso – conta com a melancia para resolver o problema. A fruta é composta em sua grande maioria por água, o que contribui para quem consome seu suco se manter ainda mais hidratado.

Receitas de suco de melancia


• O que você vai precisar?
1 xícara de chá de cubos de melancia sem sementes;
½ xícara de água;
1 colher de sopa de hortelã;
Açúcar ou adoçante a gosto.

• Modo de preparo: 
Corte cubos de melancia e retire as sementes. A quantidade de cubos deve ser equivalente a uma xícara de chá. Em seguida coloque os cubos no liquidificador. Adicione ½ xícara de água e uma colher de sopa de hortelã e bata a mistura. O ideal é não adicionar açúcar ou adoçante, já que a fruta é naturalmente doce, mas caso deseje, você pode adoçar seu suco.

Suco de melancia com gengibre
 
• O que você vai precisar? 3 fatias de melancia sem caroço;
1 colher de chá de gengibre ralado;
1 colher de chá de linhaça triturada.

• Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, em seguida adicione gelo e adoce caso ache necessário.

Suco de melancia com chia
 
• O que você vai precisa?
4 xícaras de polpa de melancia picada e sem sementes;
1 colher de sopa de sementes de chia;
1 xícara de água/
Gelo e açúcar a gosto.

• Modo de preparo:
Bata a polpa, as sementes de chia e a água no liquidificador. Em seguida, coloque a mistura em um copo e adicione gelo e açúcar a gosto.

Suco de melancia com limão
 
• O que você vai precisar?
7 ramos de hortelã;
Suco de 1 ½ limão;
1 colher de sopa de açúcar;
2 melancias pequenas sem semente.

• Modo de preparo:
Retire a casca e fatie a melancia em pedaços de aproximadamente 2,5cm. Adicione os cubos de melancia, o suco de limão e os ramos de hortelã ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Peneire e em seguida coloque em uma panela. Se ainda houverem pedaços que não foram triturados esmague-os com uma colher. Adicione o açúcar e esquente a mistura em fogo médio. Ferva em banho-maria, mas não deixe borbulhar.

Prove o suco enquanto estiver fervendo até que esteja com um gosto que lhe agrade. Em seguida desligue o fogo e coloque a mistura para gelar.

benefícios do suco de melancia


Gostou de saber quais são os benefícios do suco de melancia? Não deixe de testar nossas sugestões de receitas e incluir essa fruta na sua dieta!
Tecnologia do Blogger.